quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Entrevista com o narrador esportivo Saulo Maciel

Dando sequência com nossa série "João Entrevista", conversando com os profissionais do rádio campista, hoje vamos bater um papo com Saulo Maciel, narrador esportivo da Equipe Craques da Bola, na Rádio Absoluta.

1 - Como surgiu o desejo de atuar no meio do rádio?

O desejo de atuar no rádio vem desde minha infância, sempre gostei do veículo, tenho um primo que é locutor, isso também foi o incentivo. Além do fato de gostar muito de futebol, uma coisa uniu com a outra.

2 - Qual foi a primeira oportunidade?

Em 2010, durante a Copa do Mundo, eu participei como ouvinte durante um pré-jogo, feito pela antiga Record 1070, hoje Cultura, e fui premiado pelo locutor Carlos Henrique com uma camisa. Era uma sexta-feira e eu teria que ir na semana seguinte na emissora, sediada na Universal. Chegando lá, fui convidado a participar do programa, uma espécie de "Mesa Redonda", onde estavam Carlos Henrique, Arnaldo Garcia, Aílton Júnior e o Bispo Paulo, então responsável pela emissora. Na época ainda estudante, o Arnaldo Garcia conversou comigo, elogiou minha dicção e comentou sobre eu trabalhar no meio, ficamos amigos. A chance mesmo só veio em 2012, quando Amaro Lírio deixou a Rádio Absoluta, então Arnaldo Garcia me indicou para o diretor André Freitas, para que eu fizesse plantão esportivo.

3 - Hoje você trabalha com o Evaldo nos Craques da Bola, teve destaque e trabalhou no Esporte Interativo. Como foi a experiência? 


Eu já acumulo dois anos de serviço com a Equipe Craques da Bola. Inicialmente em 2013, na Continental, quando entrei para ser o repórter que cobria o Goytacaz. Fui para a Absoluta, depois retornei, já como narrador. Fiquei na Continental até quando Evaldo decidiu levar a equipe para a Absoluta, no início deste ano. Sobre o Esporte Interativo, foi uma oportunidade sensacional, incrível. Sempre fui um admirador do canal, e ter a oportunidade de trabalhar ao lado de tantas feras, foi incrível. Tenho apenas três anos na comunicação esportiva, e já tive o privilégio de fazer muita coisa boa. Sou muito grato a Deus, e também a todos que participaram direta ou indiretamente do meu crescimento. 

4 - Recentemente você postou em seu facebook comemorando que narrou mais de 70 jogos, e ressaltando grandes coberturas, que lhe colocaram como voz número 1 no esporte da Absoluta. Você recebe muitos elogios, por gente do meio e fora dele. 

Primeiro agradeço pelos elogios (risos). Porém essa de "Voz número 1", é algo dito por você. O Evaldo não estipula posto de primeiro ou segundo narrador. Lá somos eu, Sérgio Tinoco e Flávio Ferreira. Dois grandes profissionais e amigos que tenho o privilégio de trabalhar. Talvez pelo fato de eu ser jovem - o que é uma diferença - e estar sempre ligado em redes sociais, interagindo, além de ter uma ascensão, atuando no Esporte Interativo, em rede nacional, possa ter causado isso. Eu não ligo para título nem status, para mim o importante é fazer o meu trabalho, agradar os ouvintes, anunciantes e minha chefia, de vaidade eu tô fora. 

5 - O que podemos esperar do rádio em 2016, já que a crise assola inclusive o nosso meio?

Como cristão que sou, sempre espero e tenho fé que o melhor está por vir. Claro, a dificuldade existe e é imensa. Mas não tenho dúvidas de que com muita luta, garra e empenho, as coisas darão certo. 

6 - Se alguém quiser entrar no meio da comunicação hoje, qual sua dica?

Primeiro: Acredite em sí mesmo, pois se você não acreditar, ninguém irá. Não se abale se receber um "não", isso é normal. Sempre procure ouvir quem tem mais experiência, e sempre tenha como foco maior o seu sonho. Ele te dará forças para ultrapassar qualquer barreira ou dificuldade. Obrigado pelo carinho de todos, Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário